30 de maio de 2015

O lado bom e o lado ruim de blogar


Hoje trouxe para vocês, de certa forma, uma reflexão que tive em todo esse tempo fora da blogosfera, ressaltando os pontos bons e os ruins de blogar.
Além de ser uma postagem com que a maioria das blogueiras provavelmente vão se identificar, espero que também ajude alguém que está em dúvida, se vai criar um blog ou não, e já vou adiantando que: mesmo com todos os lados negativos, vale muito a pena.

Vamos começar, falando dos pontos positivos na vida de uma blogueira:

- Os leitores: Não há coisa melhor do que fazer uma postagem e perceber que as pessoas gostaram do que você escreveu. Vocês não sabem o quanto é especial para uma blogueira receber um comentário, seja ele um elogio, uma opinião ou uma crítica construtiva. Cada leitor que passa pelo blog e deixa um comentário arrancara um sorriso inimaginável de nós, os blogueiros, já que é para isso que fazemos cada postagem: para entreter vocês; e a maior recompensa que podemos ter é saber que o que queremos passar foi recebido com sucesso, que a nossa verdadeira intenção deu certo. Não há nada melhor do que perceber que as pessoas se importam, leem, comentam o que você escreve.

- Os amigos que você faz ao longo do tempo: Não tem jeito, para avançar com um blog, você precisa fazer amigos na blogosfera, e muitas vezes essas amizades vão muito mais além do mundo profissional.Você acaba conhecendo pessoas maravilhosas, incríveis, talentosas e divertidas, que ganham um espaço especial no seu coração. As amizades que você faz por esse meio de comunicação, assim como os leitores, fazem tudo valer a pena.

- Nunca ficar entediado: Quando você é blogueiro, sabe que sempre que ficar entediado, pode ir fazer aquela postagem maravilhosa para os seus leitores, o que é uma ótima distração. Se você é um blogueiro dedicado e gosta de sempre atualizar o seu blog, falta do que fazer, ou tédio não vão fazer parte do seu vocabulário.

- Aprender a se organizar: Se você é blogueiro, estuda e faz outras coisas, desorganização não faz parte da sua vida. É muito difícil manter tudo em dia sem um bom método de organização. Se teve uma coisa que eu aprendi com o blog, foi a como dividir sabiamente meu tempo para administrar e dar conta de todos os meus compromissos, o que me ajuda muito, não apenas com o blog, mas também com meus outros afazeres.

- Tudo o que você aprende: Seja sobre escrita, moda, design, trabalho ou seja lá qual seja o assunto do seu blog, você aprende muito, seja sobre - e com o que -  for.
Uma das principais fontes de aprendizado são as postagens do seu blog, já que muitas delas demandam pesquisas. Não há coisa melhor do que aprender se divertido, e passando um conhecimento para frente. Um blog pode muito colaborar na aprendizagem de muitas coisas, e tenho que deixar esse ponto muito, muito, muito destacado aqui. Um blog não é só diversão, ou trabalho, é também evolução e aprendizado.

Já que, infelizmente, a vida não é um mar de rosas, vamos aos pontos negativos:

- Nunca ter tempo: Se por um lado você sempre fica ocupado, por outro você raramente tem um tempo sobrando. Todos os seus compromissos, junto com o blog acabam ocupando seu tempo, e as vezes você tem que se privar de algumas coisas que gostaria de fazer para conseguir cumprir com seus prazos e metas no seu blog. 
Um lado ruim? Com certeza, mas acho que faz parte da coisa.

- A falta de consideração: Se você está na blogosfera a bastante tempo, sabe que alguns blogueiros por aí não tem consideração alguma pelo trabalho dos outros. E eu estou falando do típico: "Segue que eu te sigo de volta".
Sabe aqueles comentários inúteis, só de divulgação? É disso que estou falando.
Ok, você pode muito bem colocar o link do seu blog no final do comentário, pedir para olhar, todos fazem isso, qualquer um - inclusive eu - faz isso; mas sempre comentando de verdade a postagem. Esse tipo de coisa, essa extrema falta de consideração me faz pensar que essa gente pensa que os blogs alheios são sites de divulgação. Você não precisa fazer nada, ler nada, o blog está lá apenas para divulgar. Gente, não, por favor, não.

- Críticas negativas não-construtivas: Vocês sabem do que eu estou falando. Xingamentos, baixaria, coisa sem sentido nos comentários, pura falta de educação e do que fazer. Eu sempre aceito críticas construtivas, nunca apaguei meio comentário com uma, e sempre respondo, dizendo que vou tentar melhorar, agradecendo sinceramente, de coração, pela dica. Mas, me diga, qual é o sentido de uma pessoa, em anônimo vir te xingar nos comentários do seu blog? Oi? Pessoas? Terra? Oxigênio? Sentido?
Gente, por favor, não, pela segunda vez.

- Bajulação: Gente, juro, é só eu falar do blog para certas pessoas, e elas visitarem, que no dia seguinte agem como se fossem minhas melhores amigas, e não como se não falassem comigo a não ser que precisassem de algo. Dois segundos depois: "Fala sobre mim no seu blog?" Não, gente, por favor, não, pela terceira vez.

- Falta de memória no computador: Juro mais uma vez, nunca vi meu computador tão lotado. Imagens para postagens, imagens que eu salvei pensando que serviriam e não utilizei até hoje, estou precisando urgentemente fazer uma limpeza completa nos arquivos do meu computador, e já tenho em mente que daqui a algum tempo, ele ficará lotado de novo, provavelmente mais do que já está.

 Mesmo com todos esses contras, acho que blogar é uma das coisas que eu mais amo fazer, e tenho certeza de que quero fazer isso por muito, muito mais tempo, e realmente sei que vale a pena. Não há nada melhor do que perceber que vocês, leitores, gostam do que eu faço.
Como tudo na vida, sempre há lados positivos negativos.

Vocês concordam com os meus pontos positivos e negativos? O que mais (e menos) gostam na arte de  blogar? Me contem pelos comentários.

2 comentários:

  1. Adorei o texto e como você abriu seu coração nele!
    Só quem tem blog por paixão sabe como existem sempre os dois lados, está de parabéns por essas palavras tão sinceras <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado, Manu. <3
      É verdade, só quem tem blog e é apaixonado por isso entende esse sentimento.
      Obrigada por um comentário tão fofo.
      Beijos.

      Excluir

Deixe sua opinião.