31 de outubro de 2012

Happy Halloween!

 
Olá cupcakes monstruosos!
Doces ou Travessuras?
Como vocês já devem saber hoje é o dia em que comemoramos o Halloween!
(Ok, só em alguns países, merda de Brasil que não comemora o halloween! Quem troca carnaval por halloween levanta a mão \o/)
Então, para comemorar, trouxe uma postagem super especial falando sobre a história e os costumes do Halloween!

O Dia das Bruxas (Halloween é o nome original na língua inglesa ) é um evento tradicional e cultural, que ocorre basicamente em países de língua inglesa, mas com especial relevância nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido, tendo como base e origem as celebrações dos antigos povos.

A origem do halloween remonta às tradições dos povos que habitaram a Gália e as ilhas da Grã-Bretanha entre os anos 600 a.C. e 800 d.C., embora com marcadas diferenças em relação às atuais abóboras ou da famosa frase "Gostosuras ou travessuras", exportada pelos Estados Unidos, que popularizaram a comemoração. Originalmente, o halloween não tinha relação com bruxas. Era um festival do calendário celta da Irlanda, o festival de Samhain, celebrado entre 30 de outubro e 2 de novembro e marcava o fim do verão (samhain significa literalmente "fim do verão").

 

Se analisarmos o modo como o Halloween é celebrado hoje, veremos que pouco tem a ver com as suas origens: só restou uma alusão aos mortos, mas com um carácter completamente distinto do que tinha ao princípio. Além disso foi sendo pouco a pouco incorporada toda uma série de elementos estranhos tanto à festa de Finados como à de Todos os Santos.

 
Doces ou Travessuras? 
Trick-or-treat (doce ou travessura ou gostosuras ou travessuras em português) é uma atividade infantil típica do Halloween, onde crianças vão de casa em casa, pedindo por iguariais (geralmente doces) através da pergunta trick or treat?, em inglês, e gostosuras ou travessuras?, em português. Esta atividade é uma das principais tradições do Halloween. É socialmente importante para uma pessoa que viva em um bairro com crianças a compra de doces em época do Halloween. A atividade é popular nos Estados Unidos, no Canadá, no Reino Unido e na Irlanda.
Se as pessoas responderem "doce" essas mesmas dão doces às crianças, se disserem "travessura" as crianças assustam-nas com máscaras, ou fazendo travessuras como encher a frente da casa com papel higiênico e sprays de espuma colorida.
Novos Elementos Comemorativos no Halloween;
A celebração do 31 de Outubro, muito possivelmente em virtude da sua origem como festa dos druidas, vem sendo ultimamente promovida por diversos grupos neo-pagãos, e em alguns casos assume o caráter de celebração ocultista. Hollywood fornece vários filmes, entre os quais se destaca a série Halloween, na qual a violência plástica e os assassinatos acabam por criar no espectador um estado de angústia e ansiedade. Muitos desses filmes, apesar das restrições de exibição, acabam sendo vistos por crianças, gerando nelas o medo e uma idéia errônea da realidade. Porém, não existe ligação dessa festa com o mal. Na celebração atual do Halloween, podemos notar a presença de muitos elementos ligados ao folclore em torno da bruxaria. As fantasias, enfeites e outros itens comercializados por ocasião dessa festa estão repletos de bruxas, gatos pretos, vampiros, fantasmas e monstros, no entanto isso não reflete a realidade pagã.

 

A lanterna vegetal chamada de "Jack-o'-lantern" em inglês, em Portugal chama-se coca e no Brasil existe um personagem de folclore chamado Cuca. Em Portugal, a Abóbora do Dia das Bruxas e é uma tradição ancestral.
  • Coca: papão; abóbora vazia (ou panela) com buracos representativos dos olhos e da boca com uma luz dentro, para meter medo, à noite.
 Muitas pessoas - incluindo famosos  - vão e fazem várias festas super divertidas com o tema halloween, onde vão fantasiadas, agora, algumas fantasias super legais usadas por famosos:
       
 
  
No Brasil, não é muito típica a comemoração do Halloween, embora, algumas pessoas tenham essa cultura.
Eu, sinceramente sou iper fã do Halloween, e trocaria o carnaval pelo Halloween! hahah'
---
Gostaram a postagem?
Comentem, por favor, eu tô ficando triste, vocês não comentam mais! =(
Me deixem, felizes, comentem!
Doces & Travessuras'
*xoxo*
Faty'
S2

6 comentários:

  1. HAHA adorei o post

    http://blog-thelook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. legal,também tem uma lenda sombria do Halloween,que nesse dia,o véu entre os vivos e os mortos fica mais fino,e com isso,os mortos ficam perambulando pela Terra. #AprendiComSupernatural ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. UUUU, que sombrioo... hahah' Amo Halloween, também vejo Supernatural! ^^

      Excluir
  3. Nossa que legal! Eu gosto dessas coisas, também prefiro Halloween do que Carnaval. (8

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu ^^ É, não vejo muita graça no Carnaval também não...

      Excluir

Deixe sua opinião.