24 de janeiro de 2015

Livros para quem ama moda

Ultimamente tenho tido uma vontade grotesca de juntar duas paixões minhas: leitura e moda. Passei vários dias pesquisando livros sobre o assunto, e acabei decidindo os que mais gostei e os que com certeza vou comprar. 
Como sempre rola aquela vontade de dividir esse tipo de coisa com alguém, pensei em falar um pouquinho sobre as minhas descobertas aqui com vocês, ao invés de falar sozinha pelo quarto (minha maior mania), enquanto meus pais pensam que estou falando com eles. (Por favor, me digam que eu não sou a única.)


Cronologia da Moda - De Maria Antonieta a Alexander McQueen: Perfeito para quem quer conhecer a história do mundo Fashion, o livro conta tudo sobre as tendências, os ícones e as influências da moda a partir do século XVIII, além de palpitar o que vai estar em alta daqui a alguns anos. 
Da alta costura à moda de rua, a obra percorre todos os cantos: dos grandes estilistas que ainda são lembrados com seus nomes nas grandes grifes mundiais, à moda de rua e às personalidades que influenciaram o modo de vestir de cada década. 
Embora o preço seja meio salgado, (é encontrado em uma faixa que varia de 45 à 70 reais), é um prato cheio para quem quer um belo "resumão" que vai esclarecer tudo sobre o que fez a moda chegar onde está e você vestir o que está usando agora.

Dicionário Ilustrado - Moda de A a Z: Provavelmente o melhor livro para quem quer entender os termos que com certeza estarão nos outros. Com mais de 2 mil verbetes, ele traz definições claras e atualizadas de vestimentas, acessórios, tecidos, técnicas de costura, processos de confecção e termos típicos da indústria, além de detalhes culturais, históricos e curiosidades de cada termo.
A Roupa e a Moda: Assim como o primeiro livro citado, esse livro se foca na história, porém em um período de tempo muito mais longo. O foco de A Roupa e a Moda está principalmente na evolução dos desenhos e dos materiais, desde a Pré História com a invenção da primeira agulha, até a atual revolução do Prêt-à-porter e do Jeans. 
Além disso, outro diferencial desse livro é que ele também fala de como o desenvolvimento das sociedades afetou a forma como as pessoas se vestem, o que também pode te dar aquela bela ajuda em uma prova de história.
A era Chanel e Yves Saint Laurent - Uma Biografia: Esses são alguns exemplos de livros que contam a vida e obra de estilistas super importantes, que ainda tem seus nomes escritos e relembrados por jornalistas, designers e fashionistas no geral. 
Se você quer realmente se aprofundar no mundo da moda, ou se tem um estilista/grife favorito(a), é super legal cair dentro e ler um livro que conte tudo sobre ele, sendo que alguns, como "A era Chanel", viraram até filmes, mas isso já é assunto para outra postagem.

Alguém já leu esses livros ou outros sobre o assunto? Vou amar receber novas indicações.

3 comentários:

  1. Eu sou louca para compra A era Chanel.

    http://sobre-tudoum-pouco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um livro realmente ótimo.
      Obrigada pelo comentário.
      Beijos.

      Excluir
  2. Me lembro de ter usado esse Cronologia da Moda em um trabalho que fiz há algum tempo, bom livro! Recomendo que você leia A Parisiense também, é um ótimo livro sobre estilo e elegância e até fiz resenha dele. Beijos <3

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.