28 de dezembro de 2015

Maquiagem sim, por que não?


Esse texto foi inspirado em uma das minhas recentes revoltas em relação a falta de respeito com coisas que deveriam ser de escolha pessoal.
Sabe aquelas campanhas de apoio a beleza natural, dizendo que somos lindas mesmo sem maquiagem?
Em parte, a minha revolta ocorre por causa de algumas medidas radicalistas relacionadas à isso.

Ok, sim, com certeza. Você é linda, é linda sim. Mesmo sem maquiagem, de cara lavada, você é linda. É linda como é, e não precisa de nenhum produtinho milagroso para ser assim. 
Não aceite nunca que alguém diga ao contrário, que alguém te force a algum padrão de beleza, ou a usar algo que você não queira simplesmente para que achem que você é bonita, mais bonita. A verdade é que você é linda sim, do jeitinho que você é, com cada traço e cada pequena imperfeição. 
Te aceitar como você é te faz ser linda, e se você não quer usar maquiagem porque se sente bem consigo mesma sem ela, ótimo. Se você quer influenciar outras meninas a se sentirem assim e a não usarem mais maquiagem, ótimo. Mas, sabe aquele limite? Aquela linha pessoal que você não deve ultrapassar e não ultrapassa? Isso se chama respeito, e respeito é o que todo mundo merece.

Amo campanhas que evidenciam a beleza feminina, mas odeio pessoas radicalistas que acham que aquilo é a única verdade que pode ser aceita. 
Sim, você não quer usar maquiagem. Sim, você se sente bem assim. Mas, o que tem de errado com a sua colega ali do lado que ama a si mesma, mas que também ama usar a base e o corretivo para corrigir aquela olheira ou esconder aquela espinha que apareceu de repente? Deixa eu mesma responder: nada. 

Não há nada errado em usar sua maquiagem, em usá-la para melhorar sua autoestima, para se sentir bem naquele dia em que você está triste, para evidenciar mais ainda sua beleza natural; e se você, querida amiga radicalista, diz que há algo de errado, o problema é com você. 
Estou de saco cheio de meninas julgando uma as outras por usar muita, pouca, ou não usar maquiagem. Por dizerem que aquela menina que usa seus produtinhos todo dia está ajudando a cultura machista que diz que nós, mulheres, temos que nos produzir para os homens, e ao mesmo tempo chamarem aquela que não usa nada de desleixada. 
Quando será que as pessoas vão entender que o importante, acima de qualquer coisa, é você se sentir bem? Consigo mesma com maquiagem, consigo mesma sem maquiagem. Consigo mesma com e sem maquiagem. 
Você é perfeita do jeito que é, mas tudo bem se quiser emagrecer uns quilinhos, tudo bem se quiser usar maquiagem só para ir ali, e tudo bem se não quiser, também.
Na verdade, está tudo bem desde que ninguém te force a isso, desde que você faça isso por si mesma, desde que você valorize, acima de tudo, a sua felicidade, a sua autoestima e o seu sorriso.

Ninguém, nunca, pode dizer o que você deve ou não fazer com seu corpo. Use sua maquiagem. Não use sua maquiagem. A escolha é somente sua, e nós, mulheres não deveríamos nos julgar por isso, mas sim empoderar umas as outras e dizer que não precisamos disso para sermos lindas, mas se queremos, não há nada de errado.
A verdade é que cima do "usar ou não usar", devemos ter respeito. Respeito pela escolha. Respeito por ter opção. Respeito pelo rímel e o batom da colega, e pela cara lavada da outra.
Respeito por cada uma de nós, mulheres: guerreiras, inteligentes, fortes, companheiras, solidárias. Isso tudo sem maquiagem, e também com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião.