11 de julho de 2014

A Estranha Sensação de Estar no Lugar Errado

 
Pessoas, paisagens e construções. Essas três palavras resumem as únicas semelhanças entre aqui e qualquer outro lugar do mundo, entre quilômetros quadrados de solidão, e o lugar certo.
Há mesmo um lugar certo? Talvez um lugar menos errado já seja o bastante.
Olhando em volta, e depois olhando para si mesmo, você se sente bem no lugar onde está agora, ou como eu daria tudo para partir até um lugar distante?
A estranha sensação de estar no lugar errado é a única certeza de todos os dias, o único pensamento que sei que sempre terei até estar longe o suficiente para lembrar de qualquer outro lugar onde já estive.

As pessoas, os lugares, tudo parece tedioso ao extremo. Lugares repletos de pessoas vagas e sem sonhos, presas ao passado e à um lugar onde você não quer estar. As mesmas esquinas, ruas e lojas, tão familiares aos seus olhos, talvez até mesmo desde antes de você se considerar realmente uma pessoa. 
Seus olhos vagam pelos cantos, percebendo que você está em um lugar familiar, mas seu coração e sua mente comparam qualquer canto da cidade em que vive com o pior dos pesadelos. 
- Há mesmo um mundo lá fora? - Você se pergunta, observando a movimentação das pessoas que vê desde que se entende por gente. Pessoas que um dia já fizeram parte de sua vida: conhecidos, amigos, parentes, que agora lhe são como um grande nada.

Como alguém pode viver por tanto tempo em um lugar só, sabendo que há um mundo de sonhos e aventuras lá fora? Como todos podem ser tão cegos ao ponto de criarem as paredes de sua própria prisão, vivendo em um mundo tão pequeno? Como podem achar que você é louco por viver em um mundo gigante, ansiando por liberdade? 
Depois de um tempo não é mais necessário esforço para perceber que esse não é o lugar certo.
A cada cena que é vivida você se pergunta se estaria mais feliz em outro lugar, com outras pessoas. As pessoas certas.

Em meio à tanta correria, poucos tem tempo e coragem de esperar até à noite e olhar para as estrelas, redescobrindo a imensidão do universo em que você (e também eles) vivem. Essas pessoas? Essas são as quais você guarda no fundo de si, pessoas que mesmo querendo, não podem fazer muito por você.

Tediosas pessoas ao seu redor, condenando a liberdade, os sonhos, e a imensidão do mundo, simplesmente por se recusarem a abrir os olhos. Estariam elas certas? Não; você diz para si mesmo, após milésimos de segundos repletos de dúvidas desesperadoras.

A verdade é que talvez essas sejam as pessoas que mais devessem te apoiar, por mais que na realidade estejam contra você. Talvez você esteja no lugar onde menos quer estar, ansiando à cada segundo por liberdade. Enquanto não a tem, você fecha os olhos, sonhando com o seu paraíso: um lugar onde os jovens não são desnecessariamente sem sabedoria; onde seus sonhos são respeitados, onde tudo se realiza, e principalmente, o lugar que te faz feliz.

Até que haja uma rota de fuga, continue sonhando com o seu lugar, continue desejando arduamente o simples ato de se teletransportar para um lugar onde as nuvens não cobrem as estrelas, onde suas lágrimas não caem junto a chuva, e onde não esteja preso por invisíveis paredes de esquecimento.
Nunca pense em desistir, e nos momentos de dúvida, olhe dentro de si mesmo e ache a resposta para uma única pergunta: O quão longe você está de seu lugar no mundo, do lugar de seus sonhos; do lugar certo?
    

Um comentário:

  1. Queria Fátima, acabo de conhecer o blog mas já estou apaixonada principalmente pela aba de equipe pois me identifico muito.Sobre isto do lugar certo, estou meio que assim, hoje tive que terminar entre aspas com minha bff porque parece que não a conhecia mais, ela é muito bicolor, não só de comportamento, mas de opinião e tudo.Para ela tem que dar certo nossa amizade, mas não vai dar, não com somente ela querendo que de e eu não.As vezes penso que e melhor ser sozinha do que com muitos amigos, eu me dou melhor comigo mesma.Gostaria de perguntar se você não quer fazer uma parceria entre blogs, meu blog é eraumavezsera.blogspot.com

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.