19 de setembro de 2014

Minha sincera opinião sobre a campanha "Stop de Beauty Madness
























Hoje eu vim aqui falar sobre uma campanha que está dando o que falar, e que a maioria de vocês já devem conhecer, é a "Stop de Beauty Madness", que vai contra toda a radicalização dos padrões de beleza.
Vim dar aqui a minha sincera opinião sobre o assunto, além de esclarecer algumas coisas que tem me deixado bastante indignada à respeito da campanha. 

Antes de tudo, quero explicitar a proposta da campanha, que é não "dar curto circuito" na indústria da beleza, e sim atentar as pessoas para a radicalização dos padrões de beleza, e fazer as mulheres se aceitarem e gostarem de si mesmas do jeito que são. Nada de dietas radicais, cirurgias plásticas e doenças desencadeadas por causa dessa "mania" de perfeição. A intenção da "Stop de Beauty Madness" é fazer as pessoas perceberem que são lindas simplesmente como são, sem precisarem seguir todas as tendências e/ou padrões de beleza.

O que eu acho até aí? Ótimo. Realmente já estava na hora de alguém atentar a população para esses casos de literalmente loucura envolvendo a beleza. A campanha não alerta apenas a população sobre esses problemas que acontecem com muitas pessoas, mas também ajuda muitas adolescentes e mulheres no geral a recuperarem a autoestima e a perceberem que não há nada errado com a aparência delas, que não há nada de errado com quem elas são de verdade.

Ok, já entendi do que se trata a campanha, mas o que as fotos das mulheres sem maquiagem tem a ver com isso?
As fotos mostram que as mulheres que apoiam a campanha gostam de si como são, e não precisam de maquiagem para se sentirem bonitas, embora gostem de usá-las.

Se eu apoio a campanha? Sim. O que eu sou contra? A radicalização dela.
Assim como a radicalização dos padrões de beleza não é boa, a da campanha também não é.
Muitas pessoas acham que o intuito da campanha é desequilibrar a indústria da moda e da beleza, quando na verdade tudo que ela quer é fazer as pessoas se sentirem bem consigo mesmas. Por terem a coragem e se sentirem bem sem maquiagem, algumas mulheres que apoiam a Stop The Beauty Madness começaram a criticar as mulheres que gostam de usar maquiagem, e que mesmo sendo contra os extremos para seguirem os padrões de beleza, ainda gostam de se sentirem bonitas usando maquiagens e seguindo tendências. A verdade é que o exagero na campanha é tão ruim quanto o exagero dos sacrifícios pela beleza e a boa aparência.

Já que a campanha é sobre autoestima, qual é a razão de algumas pessoas simplesmente não aceitarem a forma como outras mulheres se sentem bonitas? Na minha opinião, esse excesso de despadronização pode acabar criando um outro padrão, gerando mais confusão ainda.
A verdade é que os padrões de beleza nunca vão acabar, e realmente nem precisão ser eliminados, já que tendências e modismos são interessantes, desde que não sejam seguidos com excesso.

A única coisa que pode prejudicar a Stop de Beauty Madness é o pensamento radical de algumas pessoas, que não entendem que o importante aqui não é a pessoa usar ou não maquiagem, seguir ou não tendências, gostar ou não de seguir modas, mas sim a autoestima como um todo e o amor próprio.

Resumindo: Se eu apoio a campanha? Sim. Se eu acho que algo deveria ser feito sobre essa padronização excessiva? Sim. Mas, se eu acho que as mulheres tem o poder de escolha de escolherem como se sentem melhor, mais bonitas e mais seguras? Também.
Com maquiagem ou sem, pouco importa, a única coisa que interessa é a valorização da sua própria beleza.

Agora que eu já dei a minha opinião sobre o assunto, eu quero saber a de vocês. O que acham da campanha? Apoiam, são contra, concordam comigo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião.