30 de setembro de 2014

Sobre esperança e dias tempestuosos

Não sei bem porque comecei a escrever esse texto. Simplesmente tive uma vontade gritante de expressar coisas que já guardava dentro de mim à muito tempo.
A verdade é que eu não sei bem como começar a explicar tudo que eu quero dizer aqui; tudo que tem passado pela minha mente nesses últimos tempos, mas organizar tudo em palavras sempre me ajudou a entender mais a mim mesma. Coisa de blogueira, de escritora? Não sei.
Uma vez, enquanto via meu seriado favorito, que vocês já devem estar cansados de saber qual é, eu me deparei com a minha personagem favorita falando uma frase: "Você sabe o que dizem sobre esperança, traz tristeza eterna." (Spencer Hastings, Pretty Little Liars), e nos últimos tempos eu simplesmente não consigo parar de pensar nessa frase, tendo simplesmente uma conclusão, que é o que me intriga tanto, me confunde tanto, faz com que eu me sinta bem de uma forma tão estranha. 

Ultimamente as coisas tem estado tão confusas, estranhas, e eu tenho que admitir, ruins, que a palavra "esperança" simplesmente começou a fazer parte do meu dia dia sem eu nem ao menos perceber. Sabe aquele momento em que tudo simplesmente parece dar errado, e que a única coisa que você pensa é: "Por que você foi ter esperança?", eu tenho vivido muito esse momento, a única diferença é que eu venho pensado na frase que eu citei no começo. 
O fato da esperança nem sempre dar certo é o que me faz pensar nessa maneira, porque pior do que um coração partido, seja por qual motivo seja, pior do que um sonho destruído, é quando a esperança simplesmente se desintegra, dando lugar a uma tristeza colossal e a sua mente sendo a grande vilã, dizendo: "Eu te avisei". 
Mas, a esperança não é a última que morre? 
No meu ver, a esperança morre mais do que qualquer coisa, porém, ela renasce. A esperança pode morrer a cada segundo em que você é desencorajado, a cada instante em que você pensa se sabe realmente o que quer, a cada momento em que alguém insinua que você não irá realizar seus sonhos, a cada momento mínimo em que você para de acredita em si mesmo. 
Então é apenas isso?
Não. Em contraponto, a coisa mais bela da vida pode ser a esperança renascendo. Aquele sentimento de que há um futuro pela frente, aquela ansiedade, como no primeiro dia de aula, em que você não sabe exatamente o que esperar, embora tenha um milhão de planos para o futuro, aquela sensação de que um momento ruim não pode atrapalhar nada, e que há milênios de sorrisos infinitos pela frente. Não há coisa melhor do que quando recuperamos a esperança. 

Aproveitando a deixa, quero falar sobre outro assunto que tem tirado algumas horas do meu sono, já que não há melhor momento para pensar em todas as coisas possíveis do que antes de dormir, naquele silêncio inquieto do final do dia.
É errado ainda ter esperança no mundo, na humanidade?
Temos vivido em um mundo completamente louco, com tantas coisas, tanta violência e tantas situações inusitadas que as vezes é difícil encontrar alguém que ainda acredite no mundo, que ainda veja algo bonito na sociedade em que vivemos atualmente, e a maioria das pessoas ridiculariza quem ainda consegue ver a beleza no mundo.
Posso ser uma adolescente tola que ainda não sabe nada, e que vê as coisas de forma tão bela simplesmente por inocência, mas a verdade é que me recuso a perder essa visão. A maioria das pessoas com quem eu convivo simplesmente se esqueceram de ver que as flores ainda florescem na primavera, e que uma brisa ainda é agradável no inverno. Em mundo tão cheio de preocupações, em um mundo onde temos que nos preocupar a cada segundo com a segurança, isso é justificável, mas também não acho que seja errado ainda ver a beleza real das coisas.
Os sonhos nascem da aparência mágica e suave de um lugar, da delicadeza de uma ação, e da esperança de um futuro, e sonhar é a única coisa que faz o mundo continuar girando da forma como deveria.
A verdade é que eu ainda consigo ver a beleza em uma paisagem, a delicadeza em um gesto de solidariedade, a esperança quase imperceptível de um sorriso entre lágrimas, a magia de uma noite estrelada. Tudo isso simplesmente pela tão falada esperança.
Eu simplesmente acredito que dias tempestuosos podem ser vencidos, e que ver a luz no fim do túnel, enxergar a esperança, a delicadeza e a beleza no mundo não são coisas de pessoas tolas, e sim coisas de quem não pretende perder nunca o dom de sonhar.
A esperança é a coisa mais valiosa que qualquer um pode ter, assim como a vontade de realizar sonhos, e de provar que o que você quer não precisa estar necessariamente errado, simplesmente porque você ainda não é um adulto.
A esperança é a única coisa que é capaz de nos deixar tristes, mas com persistência, nos faz sorrir mais do que pensamos. 
Uma tarde tempestuosa não tira a beleza do verão, assim como um dia de frio cortante não tira a suavidade de uma doce brisa de inverno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião.