18 de outubro de 2015

Uma conversa honesta sobre cabelo


Acho que a maioria de vocês com certeza já ouviu a expressão "Cabelo ruim", certo? Pois é, exatamente esse o assunto. Essa expressão um tanto maldosa, tão incorretamente usada, que tem causado uma distorção danada, criado de padrões ridículos e gerando preconceitos.

Normalmente, essa expressão "Cabelo ruim" é futilmente usada para descrever um cabelo cacheado ou afro, agora eu te pergunto: Qual é o sentido disso?
O fato de você ter um cabelo que não seja liso, não faz seus fios ficarem feios ou inferiores aos lisos, e é hora de parar com essa descrição, esses rótulos e esse tipo de pensamento.
Na minha linha de opinião, o "cabelo ruim" é um cabelo maltratado, que precisa de cuidados, que nada tem a ver com os seus cachinhos; embora, obviamente, cabelos cacheados e/ou afros fiquem ressecados com mais facilidade. Não sou cega, e não vou ficar de mimimi. Sou cacheada, e sim, os cachos são bem mais difíceis de lidar.
 
Mas, vamos falar sério: Desde quando o cabelo de uma imagem se sobrepõe em qualidade ao cabelo da outra, desde que esteja bem cuidado?
É essa expressão tão mal usada, como tantas outras coisas, que faz muitas meninas não se aceitarem do jeito que são e apelarem para a química e para tantas outras coisas para se encaixar em categorias como a do  "cabelo bom". Mas, vamos combinar que: Uma escova definitiva sem manutenção regular é que acaba virando um "cabelo ruim". E não adianta nada se encaixar em um padrão, se isso não faz um sorriso estar em seu rosto.
 
O seu cabelo não é ruim por ser cacheado ou afro, essa é a verdade. E, se você acha isso, pode parar por aí e começar a se aceitar do jeito que você é. Pense só em quantas mulheres lindas, famosas e bem sucedidas existem por aí, que amam exibir seus cachinhos. Não alise seu cabelo simplesmente porque alguém disse que ele é ruim ou feio. A verdade é que cada cabelo é lindo do jeito que é: liso, cacheado, ondulado, afro. E é isso que faz as pessoas serem tão especiais, é isso que te faz ser especial: sua vontade de se aceitar do jeito que você é. Invente seus próprios padrões, crie suas próprias regras para um "cabelo bom". Ande por aí com o orgulho de exibir seu "cabelo ruim" por aí. 
Não existe cabelo bom ou cabelo ruim, apenas diferentes tipo de cabelo, essa é a verdade.
 
Você, querida amiga que quer radicalizar e julgar todas as meninas que mudem o cabelo por algum motivo: cale a boca. 
Sim, dessa forma, simples, rápida e direta. 
Ok, é super legal gostar de si mesma do jeito que você é, com seus cachos, seu corpo e todo o resto; mas, acima de tudo, o importante é você se sentir bem.
Não mude o cabelo que você ama só porque uma ou duas pessoas disseram que isso não é legal, mas também não dê ouvido à radicalistas, se você se sente bem com a sua escova.
 
Imagine só como seria legal se nós, meninas, ao invés de trocarmos comentários maldosos sobre o "cabelo ruim" da coleguinha ali do lado, trocássemos apenas dicas de como cuidar dos fios? 
 
Chega dessa de "cabelo ruim" e viva a diversidade capilar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião.