13 de fevereiro de 2016

O Carnaval da minha vida

 

Nunca fui o tipo de pessoa que gosta de comemorar o carnaval; a não ser, é claro, quando era criança. (Segundo relatos, eu pulava tanto na rua que as pessoas paravam para olhar.)
 Não sei exatamente porquê. Talvez tenha a ver com o fato de eu não gostar de multidões, ou de ficar por muitas horas em um mesmo lugar ouvindo músicas que eu não goste, sei lá. Quem sabe seja somente pelo fato de eu nunca ter tido a oportunidade de realmente entrar no clima de folia do Carnaval e realmente me jogar. 
Se for por isso, vamos definir o carnaval como uma espécie de verdura e/ou legume. Talvez, jiló. Sabe quando você é criança, nunca provou uma coisa, mas sabe que não gosta? "Tenta, você nunca provou." Tiro e queda. Você prova, e não gosta. "Eu disse mãe, eu disse que não gostava". Talvez essa seja a minha relação com o Carnaval.
De qualquer forma, acho a festa bonita, mas não é sobre isso que eu vim falar aqui.

Quando você fica muito tempo à toa, em um período onde não tem ninguém na sua cidade, e tudo está muito parado, focado em um só assunto, você começa a refletir sobre ele. Qual foi o assunto da vez? Isso mesmo. Exatamente. O famoso "Carnaval". Com tanta gente fazendo tanta coisa, acho que acabei pensando em como seria, para mim, o carnaval perfeito.  

Vamos começar dizendo que para uma não amante de Carnaval como eu, talvez essa palavra seja apenas uma forma de delimitar o período de tempo. "No Carnaval de 2016"...É, por aí. Apenas uma forma de saber em que período do ano algo aconteceu. Mas, mesmo sendo só isso, é uma época em que se espera que algo aconteça. 
Honestamente? Acho que Carnaval, Ano Novo, Natal, Férias...São todas palavras usadas apenas para delimitar um tempo. Palavras que nos ajudam a organizar nossas lembranças deforma cronológica, mas que no final das contas, acabam não importando muito.
Como assim? Já pensou que o que torna o Carnaval importante não é o fato de ser Carnaval, uma festividade popular do nosso país, e blablabla, mas sim as coisas que você faz nele? A forma como você sorri, se diverte, e se sente nesse período de tempo? O que importa de verdade não é o fato de ser Carnaval, mas sim o fato de que você está fazendo algo para que haja um sorriso no seu rosto, para que o seu dia se torne melhor, para que aquele momento seja mais feliz.

Esse é o carnaval perfeito. A verdade é que para mim, não importaria estar comemorando o Carnaval com uma fantasia ou não; estar ouvindo marchinhas e/ou samba ou não. O que faria mesmo um Carnaval ser O carnaval da minha vida, seriam os momentos daqueles dias. Os sorrisos, as companhias, as alegrias, os momentos. Cada momento em que eu fizesse o possível e o que estivesse ao meu alcance para colocar um sorriso no meu rosto, e no rosto de quem estivesse perto de mim.

Essa é a mensagem que quero deixar com essa postagem: Todas essas datas comemorativas são períodos do ano em que nos esforçamos mais para sermos felizes, em que nos esforçamos mais para fazermos os outros mais felizes. Por que delimitar isso somente à datas intituladas com nomes bonitinhos? 
Por favor, não me entendam mal. Não estou boicotando todos os feriados e datas comemorativas do mundo. Estou apenas fazendo um questionamento sobre como a gente se comporta dentro fora desses dias, como já fiz aqui antes, nesse textinho de Natal. Por que a gente se esforça tanto em um período e larga tudo no outro? Sem sorrisos, sem alegria, sem amor. Só mais dinheiro, trabalho, preocupação e lucratividade. 
Menos preocupação, mais emoção. Só isso. Apenas isso.
 Já pensou se todo mundo ficasse alegre, feliz, disposto a ajudar e em um ritmo harmonioso, com a maioria das pessoas ficam nessas épocas do ano? É essa a mensagem que deixo aqui.
Que não sejam só datas especiais com nomes famosos que nos tornem pessoas melhores, mais bem dispostas a ajudar, a sorrir e a fazer sorrir. Que a bondade, união e todas essas coisas gostosas que nos fazem sorrir em determinadas épocas do ano sejam disseminadas a cada dia, todos os dias. Que a disposição e a vontade de colocar um sorriso em cada pessoa desse mundo não tenha data para começar nem para terminar.
Como seria bom se todo mundo fizesse o mesmo esforço que para ser feliz em datas delimitadas todos os dias. 
E então o que seriam das datas comemorativas? Ah, essa é fácil. Seriam mais dias para festejar o mundo de sorriso em que viveríamos.

Esse sim seria O Carnval da minha vida. Os dias, os anos da minha vida.


2 comentários:

  1. Penso como VC, existe um ano inteiro para comemorar, refletir, ser feliz, ajudar o próximo etc..
    Delimitar que essas coisas aconteçam uma vez no ano, não faz sentindo.
    Bjuss da Luh.

    ResponderExcluir
  2. Penso como VC, existe um ano inteiro para comemorar, refletir, ser feliz, ajudar o próximo etc..
    Delimitar que essas coisas aconteçam uma vez no ano, não faz sentindo.
    Bjuss da Luh.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.