21 de setembro de 2015

Mitos e verdades sobre beleza: Unhas


Venho pesquisado bastante sobre esse tema, então achei que estava na hora de falar um pouquinho sobre isso aqui no blog, mais uma vez respondendo algumas perguntinhas clássicas.

1 - É bom dar um tempo no esmalte para a unha respirar
Verdade: O uso contínuo do esmalte pode deixar a unha desidratada, quebradiça e gerar aquelas manchinhas brancas que a gente tanto odeia. É muito importante deixar a unha respirar um pouco, e assim como o cabelo e a pele, ela deve ser cuidada e hidratada. 

2 - As unhas ficam mais fracas se eu não cortá-las e apenas lixá-las?
Mito: Pelo contrário, lixar as unhas, assim como cortá-las frequentemente deixam elas mais fortes e menos sucessíveis a quebra, melhorando o crescimento. 


3 - Fazer as cutículas faz mal para a unha.
Verdade: Acho que essa muita gente já sabe, embora seja uma dúvida clássica. A cutícula é uma proteção natural da unha e ao retirá-la, você acaba deixando sua unha mais sucessível à fungos e bactérias. 

Posso ser sincera? Nunca tirei minhas cutículas, simples assim, por vontade própria, e sempre que alguém tenta me persuadir, digo que não. Não é algo que realmente me incomoda, além disso, é algo natural, e ajuda na proteção.
Mas, se você quiser continuar com a manutenção das suas cutículas, o correto é apenas apará-las superficialmente de quinze em quinze dias.

4 - Esmalte escuro fortalece as unhas?
Mito: Primeiro, vamos combinar o quão sem noção é essa ideia de que a cor de um esmalte poderia modificar o fortalecimento dela. Depois, os esmaltes escuros não possuem nenhum componente com essa propriedade. O mito foi originado pelo fato de que os esmaltes mais escuros, no geral, são mais espessos que os claros, dando essa impressão.


5 - Unhas postiças fazem mal à saúde das unhas?
Verdade: Quando você coloca a unha postiça, o espacinho que há entre a natural pode permitir a entrada de umidade, o que ajuda na proliferação de fungos, que com o tempo podem gerar danos na superfície da unha.
Além disso, pode haver uma reação alérgica à cola usada para prender as unhas postiças.

E aí, ajudei alguma de vocês com suas dúvidas?

4 comentários:

  1. Amei o post!! Estou voltando agora a ler mais blogs por que deletei meu blog a alguns meses e perdi o costume! já ameiii seu blog! vi no site da CH <3 confesso que odeiooo lixar as unhas, mas elas ficam com aquelas pontinhas e me obrigo né.. #Culpada
    Beijooos :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado da postagem e do blog. Lixar as unhas é realmente bem chato, hahaha.
      Beijos.

      Excluir
  2. Muito bom o post. Preciso deixar minhas unhas respirarem mais, elas estão bem quebradiças. Eu gosto de aparar as cutículas. Não consigo deixar, então quando faço peço só para limpar.

    Imperfeito Universo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado da postagem. É sempre bom deixar as unhas respirarem um pouquinho.
      Beijos.

      Excluir

Deixe sua opinião.